ÉTICA, ÉTICA EMPRESARIAL, MORAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Introdução
Ao iniciar um trabalho que
envolve a ética como objeto de estudo, consideramos importante, como ponto de
partida, estudar os conceitos de ética, ética empresarial e fazendo uma pequena
abordagem sobre a moral e a responsabilidade social que consideramos muito
importantes para o nosso trabalho e para toda sociedade.
O objetivo desse artigo é
refletir sobre a ética, moral e a responsabilidade nas empresas, no sentido de
motivar as ações para a pratica do bem.
Segundo Nash, (1990, pg. 3)
“apesar de que a atividade de ganhar dinheiro sempre teve uma aliança meio
desconfortável com o senso particular de moralidade das pessoas”.
Numa definição bem geral,
ética aceita a existência da história da moral, tomando como ponto de partida à
diversidade de morais no tempo, entendendo que toda sociedade tem sido
caracterizada por um conjunto de regras, normas e valores, não se identificando
com os princípios e normas de nenhuma moral em particular nem adotando atitudes
indiferentes ou diante delas. A história da ética é um assunto complexo e que
exigem alguns cuidados em seu estudo. Como disciplina ou campo de conhecimento
humano, ética se refere à teoria ou estudos sistemáticos sobre a prática moral.
Dessa forma ela analisa e critica os fundamentos e princípios que orientam ou
justificam determinados sistemas e conjunto de valores morais. É, em outras
palavras, a ciência da conduta, a teoria do comportamento moral dos homens em
sociedade.
A ética é na verdade como a
educação de nosso caráter, temperamento ou vontade pela razão, em busca de uma
vida justa, bela e feliz, que estamos destinados por natureza. Traduzindo o
processo consciente ou intuitivo que nos ajuda a escolher entre vícios e
virtudes, entre o bem e o mal, entre o justo e o injusto. É a predisposição
habitual e firme, fundamentada na inteligência e na vontade, de fazer o bem.
Ser ético, portanto, é buscar sempre o bem, combater vícios e fraquezas,
cultivar virtudes, proteger e preservar a vida e a natureza.
Também abrange toda reflexão
que fazemos sobre o nosso agir e sobre o sentido ou missão de nossa vida, bem
como sobre os valores e princípios que inspiram e orientam nossa conduta,
buscando a verdade, a prática de virtudes e a felicidade. Não devemos confundir
ética e moral, a ética não cria a moral nem estabelece seus princípios, normas
ou regras. Ela já encontra, numa dada sociedade ou grupo, a realidade moral
vigente e parte dessa realidade para entender suas origens, a sua essência, as
condições objetivas e subjetivas dos atos morais e os critérios ou parâmetros
que justificam os juízos e os princípios que regem as mudanças e sucessão de
diferentes sistemas morais.
A ética também estuda e
trata a responsabilidade do comportamento moral, a decisão de agir numa dada
situação concreta é um problema prático moral; investigar se a pessoa pôde ou
não escolher e agir de acordo com a decisão que tomou é um problema teórico -
ético, pois verifica a liberdade ou o determinismo ao quais nossos atos estão
sujeitos. Se o determinismo é total e vem de fora para dentro (normas de
conduta pré-estabelecidas às quais devemos nos ajustar) não há qualquer espaço
para a liberdade, para a autodeterminação e, portanto para a ética.
1. Definição de ética, moral
e ética empresarial.
A ética não é algo superposto
à conduta humana, pois todas as nossas atividades envolvem uma carga moral.
Idéias sobre o bem e o mal, o certo e o errado, o permitido e o proibido
definem a nossa realidade.
Em nossas relações
cotidianas estamos sempre diante de problemas do tipo: devo sempre dizer a
verdade ou existem ocasiões em que posso mentir? Será que é correto tomar tal
atitude? Devo ajudar um amigo em perigo, mesmo correndo risco de vida? Será que
posso mentir para conquistar o meu cliente?
Ao analisar o problema do
comportamento ético-moral que hoje é o tema nos negócios que invade todas as
áreas das empresas da mesma forma é assunto presente na mídia.
Para Valls (1993, p.7) “a
ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis
de explicar, quando alguém pergunta”. Nesse sentido pode-se dizer que, alguns
diferenciam ética e moral de vários modos, mas na verdade uma completa a outra.
A fim de maior compreensão
fez-se necessário uma busca nos dicionários Aurélio e o dicionário Sérgio
Ximenes, no qual o sentido de ética e moral nos expressa que ética é como
moral, como norma baseia-se em princípios e regras morais fixas que precisam ser
seguidas para vivermos em uma sociedade mais justa.
No dicionário de Aurélio
(2005, p.407), conceitua-se ética e moral como “estudo dos juízos de apreciação
referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem
e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto”.
O autor Aurélio (2005,
p.604), também conceitua moral como conjunto de regras de conduta consideradas
como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para
grupo ou pessoa determinada.
O dicionário de Sérgio
Ximenes (2002, pg. 409), define ética como ciência que estuda os juízos moral
referente á conduta humana, virtude caracterizada pela orientação dos atos
pessoais segundo os valores do bem e da decência pública, e a moral conjunto de
regras de conduta baseadas nas noções de bem e de mal, Os estudos de Maximiano
(1974, p.294) demonstram que a ética tem sido entendida sob várias concepções.
Assim, a concepção de ética tratada pelo autor afirma que.
“A ética é como a disciplina
ou campo do conhecimento que trata da definição e avaliação de pessoas e
organização, e a disciplina que dispõe sobre o comportamento adequado e os
meios de implementá-lo levando-se em consideração os entendimentos presentes na
sociedade ou em agrupamentos sociais particulares”.
Reale (1999, p.29 apud
Ourives, 2006, p.2) também afirma que a ética é a ciência normativa dos
comportamentos humanos.
Segundo esses autores, a
ética é como um conjunto de normas no qual o ser humano deve seguir para ser respeitado
na sociedade.
Já Nogueira, (1989, p.5),
conceitua a ética de uma forma um pouco diferente dos demais autores citados.
Godim,(2005,p.6), define a
ética como o estudo geral do que é bom ou mal, para ele um dos objetivos da
ética é a busca de justificativa para as regras propostas pela moral pois é
diferente, pois não estabelece regras está reflexão sobre a ação humana diz que
a moral estabelece regras que são assumidas pelas pessoas como uma forma de
garantir o seu bem-viver a moral depende das fronteiras geográficas e garante
uma identidade entre pessoas que se quer se conhece, mas utilizam este mesmo
referencial comum.
Em um outro entendimento
Moreira (1999, p.28, apud, Ourives, 2006, p3), conceitua ética empresarial como
“o comportamento da empresa entendida lucrativa quando age de conformidade com
os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade
(regras éticas)”.
Na definição de Denny (2001,
p.134), não há distinção entre moral e ética, a ética empresarial, para ele consiste
na busca do interesse comum, ou seja, do empresário, do consumidor e do
trabalhador. Os dois autores explicam que as empresas devem seguir as regras e
os princípios morais, e que as empresas imorais não são autênticas empresas.
Já no que diz respeito à
ética nas vendas tem se observado que as maiorias das empresas estão mais
preocupadas com declarações de princípios ou cartas de valores, de princípios e
a sua missão, há empresa que querem mostra que estão realmente preocupadas com
as relações com os seus clientes, mas muitas delas esquecem do significado da
palavra ÉTICA. (EDUARDO BOTELHO, 2000, pg. 5).
O que fica disto é a imagem
de que algumas empresas não estão na realidade, voltada para os clientes, mas
sim, que estão apenas dizendo isto, mas sem ética como praticar qualquer outro
princípio.
Afinal ética é algo que
todos precisam ter, alguns dizem que tem, mas na verdade poucos levam a sério,
na ética profissional as regras não devem ser quebradas e sim seguidas.
2. Valores Éticos e sua
Interpretação
Na interpretação de
Maximiano (1974, p.371) os valores éticos podem ser absolutos, baseia-se na
premissa de que as normas de conduta são válidas em todas as situações, ou
relativa, que as normas dependem da situação.
Para melhor entender, fez-se
um estudo mais aprofundado onde os orientais entendem a ética relativa de forma
que os indivíduos devem dedicar-se inteiramente à empresa, que constitui uma
família à qual pertence à vida dos trabalhadores. Já, para os ocidentais, o
entendimento é de que há diferença entre a vida pessoal e a vida profissional.
Assim, encerrado o horário normal do trabalho, o restante do tempo é do
trabalhador e não do patrão. Em relação à ética absoluta, parte-se do princípio
de que determinadas condutas são intrinsecamente erradas ou certas, qualquer
que seja a situação, e, dessa maneira, devem ser apresentadas e difundidas como
tal.
3. Ética empresarial e sua
Importância
A empresa tem sido
entendida, doutrinariamente, como uma atividade econômica organizada, exercida
profissionalmente pelo empresário, através do estabelecimento. (BULGARELLI,
WALDIRIO. 1993 p. 22) Para um melhor entendimento uma empresa é uma organização
particular, governamental, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou
serviços, com o objetivo de obter lucros.
Ética empresarial diz
respeito a regras, padrões e princípios morais sobre o que é certo ou errado em
situações específicas.
Serão apresentadas algumas
definições de ética empresarial, para um melhor entendimento sobre sua
importância.
Segundo Arnold Wald (1999,
p.5), manifestando sobre a crescente importância da ética expressa que,
evoluímos, assim, para uma sociedade em que alguns denominaram.
FONTE:
https://www.webartigos.com/artigos/etica-etica-empresarial-moral-e-responsabilidade-social/1700
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