ÉTICA DEONTOLÓGICA (KANT)
E ÉTICA
TELEOLÓGICA (ARISTÓTELES)
São duas perspectivas
ou teorias sobre a ação ética.
A ÉTICA DEONTOLÓGICA,
defendida por Kant, valoriza a intenção da ação, de acordo com
o dever, independentemente das consequências.
Deontologia significa
“teoria do dever” ou “estudo do que convém”, em termos de ação.
Agir por dever e em função de uma boa intenção são os princípios que determinam
a boa ação. Agir bem implica uma boa intenção e uma boa
vontade. O que é que isto quer dizer? A ação é boa se a intenção (razão ou
motivo) for boa e se ela for pensada como boa vontade, ou seja, se for
universal. Será universal se o que decidirmos for bom para nós
próprios e para os outros (todos). Se não for uma ação egoísta ou só pensada em
função de mim próprio terá uma dimensão ética, de maneira que, como diz KANT: “age
de tal maneira que uses a humanidade tanto na tua pessoa como na pessoa de
qualquer outro sempre como um fim e nunca simplesmente como um meio”. Por
outras palavras, devemos tratar os outros como nós tratamos a nós próprios;
assim se compreende a dimensão universal dos nossos atos, defendida por KANT.
Por isso se diz que a ética de KANT é uma Ética Formal: não
indica normas concretas de conduta, mas dá indicações gerais de como devemos
agir com os outros. Não diz como em concreto devemos fazer para tratar os
outros como “fins em si”, do tipo, como fazer para a velhinha passar a estrada,
mas, em geral, sugere posturas universais aplicáveis a todas as situações (devemos
tratar os outros como pessoas que têm valor por si próprias e que nunca
devemos usar para nosso benefício).
A ÉTICA TELEOLÓGICA,
defendida por autores com ARISTÓTELES é uma Ética consequencialista. Isto
significa que a boa ação se deve medir pelas consequências. Ou
seja, o fim da ação é o que determina todo o agir. E o fim
último e mais importante é a felicidade. Todos os homens se devem
reger por esta finalidade.
Teleologia significa
o “estudo do fim”; aliás, “teleos” significa fim, o fim da ação.
Em concreto, numa ação concreta, o mais importante não é saber se a intenção é
boa, mas sim se teve boas consequências. Por isso se diz que é uma Ética
do Concreto, que diria com se deve atingir a felicidade e com se deveria
ajudar a velhinha a passar a estrada.
Para ARISTÓTELES, o ser humano deve
procurar o fim adequado à sua natureza (Humana) e esse fim é a virtude
e a felicidade. Nos atos humanos devemos procurar agir em equilíbrio de
maneira a não prejudicar os outros. Um ato virtuoso é um ato equilibrado que
não peca por defeito nem por excesso. Assim, a coragem excessiva pode levar à
morte e a cobardia pode resultar da mesma forma; neste caso a ponderação da ação
com vista ao fim que se deseja é a melhor das ações, sendo o meio-termo a
melhor solução. Em Ética e segundo este autor, no meio é que está a
virtude.
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